sexta-feira, 18 de julho de 2014

Declaração Imperfeita


Adoro a imperfeição. Im-Perfeição. Adoro a genialidade do “Im” que corta a estúpida suposição de que existe algo não defeituoso. Perfeição: do latim “Perfectione” e significa primor e mestria na sua totalidade. Ao que parece, a burrice humana já padece de muitos anos, e o mais incrível é que nem o conhecimento empírico de tantos séculos abriu as palas que levamos nos olhos. Esperava ansioso que a história de Portugal guardasse a agradável surpresa de ter tido um rei que tivesse banido a tal palavra e punido quem a usava com uma sentença de morte. Gostava que as inovações científicas provassem a sua inexistência.

Sublime é o erro na sua qualidade de omnipotência. Esplendorosa é a falha, que é única. Tranquiliza-me a sujidade poeirenta que para em torno das coisas, acalma-me o espírito o que a tantos incomoda. Não tapem os olhos! Ela está lá, existe: a imperfeição. Da mais miúda à mais graúda, leva consigo a qualidade de ser genuína, espontânea, autêntica. É feia e bonita. Feia de natureza, mas tão bela na maneira como se mostra e não se envergonha de si mesma.

Todos a odeiam e eu sei porquê. Ela vence a nossa vontade, é superior a nós e ao nosso querer, não ouve as nossas súplicas. Somos tão fracos…

Abracemos esta pobre abandonada, caída na miséria, derrotada na campanha partidária da perfeição (que tal como os nossa política faz demasiado uso da retórica e promessas impossíveis). Apelo ao vosso voto nesta minoria que se resume à dita cuja e a mim, já que ainda não conheci ninguém que a amasse tanto quanto eu.

Imperfeição, terás sempre o meu ombro. Eu te consolo, eu te afago, contigo partilho os meus sentimentos mais profundos. Admiro a tua pureza, limpa de pensamentos gastos, reflexões e raciocínios, não contaminada pela complexidade do nosso cérebro, tão genuína e imediata. Porque és única e nos tornas únicos!

Promete-me que ficas até ao fim da minha vida…

1 comentário:

  1. Fazendo uma pesquisa sobre citações relativas ao tema, são estas as que achei mais originais:

    Não tenha medo da perfeição. Você nunca a vai atingir." - Salvador Dalí

    "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito." - Fernando Pessoa.

    "A perfeição tem um grave defeito: tende a ser enfadonha." - William Maugham

    "Há duas formas de se ser monstruoso. Uma é a da absoluta perfeição." - Vergílio Ferreira

    "Só é possível corrigir os homens fazendo-os ver-se tais como são." - Pierre Beaumarchais

    "É uma perfeição absoluta, como que divina, o sabermos desfrutar lealmente do nosso ser." - Michel de Montaigne

    E esta é a minha citação favorita:

    "Não me posso imaginar perfeito porque, se o fosse, não sei como imaginaria as coisas perfeitas." - Anónimo

    ResponderEliminar